A Indústria 4.0 e a consolidação do mercado de FLV minimante processado

A Indústria 4.0 e a consolidação do mercado de FLV minimante processado

Segundo o portal InFood, a tendência é que os alimentos #FLV (#Frutas, #Legumes e #Verduras), minimamente processados, cresçam de 15% a 20% ao ano no país.

 

A Indústria 4.0 e a consolidação do mercado de FLV minimante processado

Os alimentos FLV (Frutas, Legumes e Verduras) ganham cada vez mais espaço na mesa do consumidor brasileiro, reflexo de uma mudança de comportamento voltada para um estilo de vida saudável. Com os avanços tecnológicos da Indústria 4.0 no mercado nacional, o nicho de alimentos FLV minimante processados está em pleno desenvolvimento para garantir a qualidade, frescor, apresentação e segurança para o consumidor final. Segundo o portal InFood, a tendência é que esses alimentos cresçam de 15% a 20% ao ano no país.

Conhecidos também como “FLV de 4ª geração”, são alimentos provenientes do campo que passam por várias etapas: são selecionados, higienizados, minimamente processados, embalados em seu estado natural, armazenados, refrigerados e, enfim, disponibilizados aos consumidores prontos para o consumo, seja o consumidor doméstico, comercial ou industrial.

Em outras palavras, os FLV minimante processados já são vendidos cortados, lavados, sanitizados, ralados, fatiados, torneados, cumprindo exigências específicas de acondicionamento e armazenamento, principalmente quanto ao controle da temperatura. É o famoso lema “Direto da embalagem para a mesa do consumidor”.

Dentre as vantagens proporcionadas pela inovação tecnológica aplicada nesse nicho, destacam-se a economia de tempo, água e energia, tanto para o consumidor final, quanto para cozinhas profissionais, além de maior segurança alimentar, uma vez que são monitorados e rastreados durante toda a cadeia produtiva.  Há ainda a vantagem de gerarem menos desperdícios, pois tendem a ser mais aproveitados do que os alimentos in natura, o que também é um benefício para o produtor, já que atualmente costuma ter o retorno de tudo que estraga em um supermercado, por exemplo.

Precisa de mais informações sobre alimentos minimamente processados e as inúmeros avanços da Indústria 4.0? Participe da INTECHTRA e tenha acesso às soluções disponíveis no mercado internacional. Com demonstrações técnicas e lançamento de maquinários modernos, a feira servirá como ponto de encontro para compradores e fornecedores. Acesse agora: www.intechtra.com.br