Setor de laticínios investe em saudabilidade para driblar a crise

Setor de laticínios investe em saudabilidade para driblar a crise

Os hábitos dos consumidores, impactam diretamente, na produção de alimentos. Como o mercado acompanha a demanda do novo perfil de consumidor.

Brasil: 4° maior produtor de leite do mundo

Você sabia que o Brasil é o 4º maior produtor de leite do mundo? Apesar de estar entre os destaques do mercado, a crise econômica travou o crescimento do setor, estagnado nos últimos anos. Ainda assim, o leite está presente em mais 90% dos lares brasileiros e faz parte da dieta de milhões de consumidores, principalmente de crianças em desenvolvimento.

Para impulsionar o mercado de laticínios, a indústria tem investido em inovação e criado produtos com foco em saudabilidade, um nicho cada vez mais promissor. De acordo com pesquisas da Euromonitor Internacional, esse segmento que cresceu quase 100% de 2009 a 2014 deverá continuar evoluindo em média mais de 4% até 2021. O Brasil, quinto país no ranking mundial de vendas de produtos saudáveis, já faturou mais de R$ 90 bilhões só em 2016!

Mas, qual é o futuro do setor de bebidas e alimentos lácteos? Segundo a Associação Brasileira de Laticínios, os produtos zero lactose, isotônicos e com propriedades nutracêuticas são as grandes tendências no setor que acompanha a crescente demanda dos consumidores por opções mais orgânicas e benéficas à saúde. Essa projeção corrobora os dados levantados pelo relatório Brasil Food Trends 2020. O estudo enumera algumas das características valorizadas pelos novos consumidores no momento da compra. Para eles, os produtos devem:

  • Trazer benefícios ao desempenho físico e mental;
  • Beneficiar a saúde cardiovascular e gastrointestinal;
  • Ser adequados para dietas específicas/restritivas/alergias alimentares;
  • Ser produzidos com aditivos e ingredientes naturais e orgânicos;
  • Possuir alto valor nutritivo agregado (funcionais);
  • Ser isentos ou possuir teor reduzido de sal, açúcar e gorduras;
  • Ser minimamente processados.

Se você busca por máquinas e equipamentos para produtos lácteos, a INTECHTRA é a feira ideal para o seu negócio. Com sua primeira edição no primeiro semestre de 2020, ela servirá de ponto de encontro entre compradores e fornecedores de soluções tecnológicas que beneficiam a saudabilidade.